555-555-5555
meuemail@email.com.br
Como espaço de troca de experiências e compartilhamento das boas práticas adotadas no âmbito da advocacia pública, iniciou na segunda-feira, 29, em Belém, o XI Encontro Nacional das Procuradorias Fiscais. Procuradores e especialistas de todo o país estão na capital paraense para debater atualizações no sistema tributário, além de discutir casos práticos e soluções para questões vivenciadas na atuação fiscal. A programação acontece até o dia 1º de maio, no Grand Mercure Hotel, e conta com cerca de 300 participantes.
O evento é uma promoção da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal – ANAPE, com realização da Associação dos Procuradores do Estado do Pará - APEPA e apoio do Governo do Estado do Pará. O primeiro dia começou com reuniões técnicas do Colégio Nacional dos Procuradores Gerais dos Estados e DF – CONPEG, dos Corregedores-Gerais, do Conselho Deliberativo da ANAPE e das Chefias das Procuradorias Fiscais.
A abertura oficial aconteceu à noite, na Usina 265, com a presença da Vice-Governadora do Estado do Pará e Auditora Fiscal de Tributos Estaduais, Hana Ghassan Tuma; que destacou que o evento traz para debate temas atuais e relevantes, como a Reforma Tributária, Agenda 2030, Transação Tributária e Inteligência Artificial; que irão agregar ainda mais conhecimento e competências ao trabalho da advocacia pública.
“Um dos aspectos da Reforma Tributária é a sustentabilidade e a justiça tributária, dialogando sobre incentivos regionais, distribuição equitativa, encargos fiscais e a importância de alinhá-los aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Que os temas debatidos nesse encontro permitam aprofundar cada vez mais o conhecimento, para promovermos juntos os avanços que queremos e necessitamos”, concluiu a Vice-Governadora.
O Presidente da APEPA, Roland Massoud, ressaltou que as questões discutidas nortearão a grande mudança que a Reforma Tributária representará para a advocacia pública e a sociedade em geral. “Este momento pretende ser um começo, mas não o fim. Será necessário o constante empenho de todos para mais esse desafio que se apresenta. A advocacia pública se prepara para essa grande mudança e seguirá firme no caminho que a Constituição Federal lhe assegurou, como função essencial à justiça”, defendeu Massoud.
Na palavra do Presidente da ANAPE, Vicente Braga, ele destacou que a Reforma Tributária é discutida no Congresso Nacional há mais de 30 anos e a atual legislatura criou a oportunidade de tirar essa reforma do papel com a apresentação da Proposta de Emenda Constitucional. “Na minha visão vem a parte mais difícil que é a sua regulamentação e os Estados estão fazendo parte dessa discussão. Que a gente possa levar aos legisladores federais a nossa realidade e não perca a oportunidade de fazer uma reforma que traga verdadeira justiça fiscal aos contribuintes, entregando para a sociedade uma advocacia pública autônoma que atenda os anseios da população brasileira”, concluiu Vicente.
Após a abertura, houve um painel sobre a Reforma Tributária e os impactos sociais e econômicos para o desenvolvimento fiscal no país, comandado pela Presidente do Conselho Deliberativo da ANAPE, Maria de Lourdes Terto, a Presidente do Colégio Nacional dos Procuradores Gerais dos Estados e DF - CONPEG, Inês Coimbra; e a Procuradora-Geral do Estado do Mato Grosso do Sul, Ana Carolina Garcia.
Ao longo do encontro estão sendo realizadas oficinas e palestras com temas voltados à matéria tributária com o objetivo de fomentar as noções de tributação justa promovendo uma atuação fiscal ética que garanta os interesses da sociedade.
Clique e confira os novos benefícios para os nossos associados APEPA.
Os benefícios estão divididos em categorias.
Todos os direitos reservados | APEPA
A Associação de Procuradores do Estado do Pará (APEPA) é a entidade destinada à defesa dos interesses de classe dos procuradores do Estado do Pará. A APEPA tem a missão de defender e promover a categoria no serviço público e no âmbito profissional, além de valorizar a carreira e as vitórias conquistadas pelos procuradores paraenses.
Privacidade e Termos