A (in)constitucionalidade do novo CPC no trato da requisição de pequeno valor

set. 27, 2023

Angelo Demetrius de Albuquerque Carrascosa

Procurador do Estado do Pará.


Jose Aloysio Cavalcante Campos

Procurador do Estado do Pará.


INTRODUÇÃO

A aprovação do novo Código de Processo Civil (NCPC) deve ser comemorada pela sociedade brasileira, em especial pela comunidade jurídica, como um marco histórico, pois representa o amadurecimento do Estado Democrático de Direito.

Isso pôde ser observado desde sua fase embrionária até seu nascedouro, já que a comissão de juristas que iniciou os debates tinha origem eclética (juízes, advogados públicos e privados, doutrinadores, etc.) percorrendo os diversos Estados da Federação em audiências públicas, debates e seminários, os quais oportunizaram a oitiva de todos os seguimentos da sociedade, além de receber, inclusive,

contribuições pelas redes sociais.

Restou consagrado em diversos pontos não só o mais amplo respeito aos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório, mas, também, a clara intenção de solucionar de forma mais ágil e eficaz os conflitos, seja por incentivo a meios autocompositivos de solução (mediação e arbitragem), seja prestigiando a tutela de direitos coletivos.


O NCPC traz consigo a forte carga principiológica de valorização da razoável duração do processo, desburocratização de procedimentos (consagrando a não tão nova doutrina da “instrumentalidade das formas”) e priorização da efetiva solução da lide, conferindo primazia às decisões de mérito.

Outrossim, o NCPC trouxe significativas conquistas às advocacias pública e privada, coroando reivindicações históricas dos advogados, tais como, apenas por exemplo, o direito às férias, a contagem de prazos em dias úteis, a natureza alimentar dos honorários (com a proibição de sua compensação), o estabelecimento de critérios objetivos para a fixação dos honorários contra a Fazenda Pública, a obrigatoriedade dos honorários recursais, o direito aos honorários pela Advocacia Pública e a intimação pessoal dos advogados públicos com carga dos autos.

Não obstante esses reconhecidos e inegáveis avanços, em situações pontuais, o novo CPC, em que pese à boa intenção de seus elaboradores (com muitos colaboradores), acabou por interferir – ao ver desta tese – em matéria que não lhe competia, resultando em prejuízo aos Estados e Municípios que, amparados no regramento constitucional, exerceram produção legiferante que adequou o instituto da requisição de pequeno valor (RPV) às suas realidades orçamentárias, financeiras e administrativas.


O objetivo desta tese é demonstrar, portanto, que os dispositivos previstos no NCPC que se arvoraram a tratar de matéria reservada constitucionalmente como de competência legislativa dos Estados e Municípios incorrem (em caso de conflito com lei estadual ou municipal existente) em flagrante inconstitucionalidade, podendo, quando muito, ser utilizados em caso de omissão do legislador local, mas jamais suplantá-lo em caso de expressa previsão.


A presente matéria, além de instigante e representar controvérsia vivida no cotidiano profissional dos procuradores subscritores, despertou interesse por terem eles – um na condição de procurador-geral do Estado, e outro na condição de procurador designado para o feito – participado da confecção e debates do projeto de lei que regulamentou a requisição de pequeno valor (RPV) no Estado do Pará (Lei Estadual no 6.624/2004).


Desta feita, sem pretensão de exaurir o tema, pois vasto e complexo, pretende-se lançar uma reflexão sobre referido conflito, qual seja, novo CPC em matéria de RPV versus leis locais existentes, com especial enfoque na Lei Estadual do Pará no 6.624/2004, defendendo a prevalência desta sobre aquela com base no ordenamento jurídico constitucional e no princípio federativo.


Clique aqui para ler o artigo completo!


Belém sedia XI Encontro Nacional das Procuradorias Fiscais
17 abr., 2024
Belém sedia XI Encontro Nacional das Procuradorias Fiscais
20 mar., 2024
Na manhã do dia 18 de março (segunda-feira), aconteceu, no auditório da PGE/PA, em Belém, de forma híbrida, o Seminário Direito Ambiental: Reflexões e Perspectivas. O evento marcou o lançamento do livro com o mesmo nome que celebra os 20 anos da APROBAD e teve o apoio da Associação dos Procuradores do Estado do Pará – APEPA. Os palestrantes do evento foram o procurador do Estado do Pará Ibraim Rocha, um dos autores presentes na obra, Sheila Cavalcante Pitombeira, uma das organizadoras e o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ricardo Antônio Lucas Camargo. O livro compõe um mosaico de estudos sobre o meio ambiente, com trabalhos diferenciados na área do direito ambiental, enfatizando as mudanças e a litigância climáticas. Uma síntese das questões caras ao patrimônio ambiental Brasileiro e da América do Sul. 
15 mar., 2024
Presidentes das Associações Estaduais e Diretores da ANAPE se reuniram hoje em Manaus (AM) para discutir temas de grande relevância para a Advocacia Pública. A agenda legislativa foi o ponto alto da reunião, com debates sobre: Reforma Tributária: Acompanhamento dos trabalhos e defesa dos interesses da carreira. PEC dos Quinquênios: Mobilização para aprovação da proposta que reconhece o tempo de serviço dos Procuradores. PL do Extra Teto. Emenda do Senador Efraim: A pedido da ANAPE, o Senador Efraim apresentou hoje emenda que reconhece a advocacia pública como atividade de risco inerente e permanente. Ato Nacional em Defesa da Advocacia Pública: Em Maio, em Brasília, a ANAPE promoverá o dia nacional da Advocacia Pública, visando mobilizar todas as Associações Estaduais e colegas em defesa da Autonomia carreira. Informações e fotos: Ascom ANAPE.
01 fev., 2024
Os Presidentes de associações de procuradores dos estados brasileiros e do Distrito Federal estiveram nesta manhã, em Salvador (BA), para participar da primeira reunião do Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Procuradores de Estado e do Distrito Federal (ANAPE) do ano. O presidente da APEPA, Roland Massoud participou do encontro que teve como pauta a atualização dos projetos e leis de interesse da categoria em trâmite no Congresso Nacional. Além disso, abordou estratégias de comunicação, calendário de eventos e de cursos para 2024 como parte do planejamento de atividades. Representando os Procuradores do Estado do Pará, nacionalmente, também participou da reunião, a secretária-geral da ANAPE, Carolina Massoud.
08 nov., 2023
No primeiro dia de atividades científicas entre palestras, painéis e debates do 49º Congresso dos Procuradores de Estado e do Distrito Federal, realizado em Florianópolis (SC), o painel “Sustentabilidade e Processo Judicial” foi presidido pelo presidente da APEPA, Roland Massoud. Os palestrantes foram: Dr. Marcelo Buzaglo Dantas, Desembargadora Juliana Pereira Diniz Prudente, Dr. Tiago Astor Rocha Lima, e Dra. Patrícia Petruccelli Marinho. Ainda dentro das atividades do dia do Congresso, foi realizada a reunião do Colégio de Corregedores-Gerais. Representando o Estado do Pará, marcou presença a Corregedora-Geral Ana Cláudia Santana Abdulmassih, com os demais corregedores. Abrindo a rodada das defesas das teses em nome do Estado do Pará, o Procurador Gustavo Monteiro apresentou “O USO DA LINGUAGEM SIMPLES E DO VISUAL LAW NA PRODUÇÃO DE MINUTAS-PADRÃO DE LICITAÇÃO PELA ADVOCACIA PÚBLICA”. O associado logrou aprovação à unanimidade. Completando as defesas da manhã, o também Procurador do Estado do Pará, Diego Castelo Branco, defendeu a tese “O importante papel desenvolvido pela Advocacia Pública na adoção de políticas fiscais ambientais como meio de promoção da sustentabilidade: uma leitura a partir da proposta de reforma tributária”, e mereceu aprovação por unanimidade. Pela parte da tarde, foi realizada a reunião dos chefes das procuradorias fiscais. O procurador Rodrigo Nogueira representou o Estado do Pará na ocasião. O Encontro das Câmaras de Conciliação das procuradorias dos Estados e do Distrito Federal também teve representação paraense. O colega associado à APEPA, Procurador Paulo Klautau participou em nome da PGE/PA. Para encerrar o dia, a reunião do Conselho Deliberativo da ANAPE contou com a presença do Presidente da APEPA, Roland Massoud, do Delegado da APEPA junto à ANAPE, Angelo Carrascosa, e da Secretária-Geral da ANAPE, Carolina Massoud.
08 nov., 2023
Contando com uma delegação expressiva, na noite de ontem (06/11), em Florianópolis (SC), os procuradores do Estado do Pará participaram da abertura do 49º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e Distrito Federal, realizado pela Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e Distrito Federal (ANAPE), e pela Associação dos Procuradores do Estado de Santa Catarina (APROESC). O Presidente da APEPA, Roland Massoud, e diversos diretores prestigiaram o evento ao lado dos associados que, após a solenidade de abertura, que contou com a presença do Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Eustáquio Soares Martins, puderam assistir a Palestra Magna, conduzida pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Ministro Luís Roberto Barroso. Nesta edição, o Congresso da ANAPE discute o tema "Sustentabilidade e direito ao futuro: o papel da Advocacia Pública". A programação do evento, que segue até o dia 9 de novembro, quinta-feira, contará com palestras, painéis e reuniões técnicas de diversas áreas.
Por APEPA 27 set., 2023
Clique e confira por categoria a listagem de todos os benfícios para o associado; Este mês temos novas parcerias para você; Clique aqui!
27 set., 2023
No período de 13 a 15 deste mês, aconteceu em Vitória (ES) o 1o Seminário do Fórum Nacional das Procuradorias Consultivas das Procuradorias-Gerais dos Estados e do Distrito Federal. Na ocasião, também aconteceram reuniões da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF (ANAPE), do Colégio de Procuradores-Gerais dos Estados e do DF (CONPEG) e do Colégio Nacional de Corregedores-Gerais. Vários colegas do Pará participaram do evento. A seguir, alguns registros dos eventos.
26 set., 2023
A APEPA, através de sua vice-presidente, Camila Farinha e de sua tesoureira, Susanne Petrola, esteve presente na IX Conferência Estadual da Advocacia do Estado do Pará. Na ocasião, foram homenageados diversos representantes da advocacia do estado, entre eles o Procurador-geral do estado, Ricardo Sefer. 
Por Jungle Interativa 24 ago., 2023
O ato marca a unificação da advocacia pública do estado. Agora, a PGE também é responsável pela orientação técnica do jurídico das entidades da administração indireta. Um crescimento importante da nossa Casa.
Mais notícias
Share by: